Google Street View usa tirolesa e foto 360º na Floresta Amazônica; veja fotos

  • -

Google Street View usa tirolesa e foto 360º na Floresta Amazônica; veja fotos

 

por JOÃO KURTZ
Para o TechTudo

O Google, que  já havia mapeado partes da Floresta Amazônica com o Google Street View para o Google Maps, mostrou detalhes de novas capturas de imagens. A novidade anunciada no último domingo (1), consiste na instalação de um trekker em uma tirolesa adaptada, para capturar imagens do topo das árvores e criar a ilusão de que o usuário está escalando entre as árvores da floresta.

Google Maps faz 10 anos: confira a linha do tempo da plataforma online

Trekker foi colocado em uma tirolesa especial para fazer fotos (foto: Reprodução/Google)Trekker foi colocado em uma tirolesa especial para fazer fotos (Foto: Reprodução/Google)

Para quem não sabe, o trekker do Google Street View é uma câmera que é normalmente  acoplada em uma mochila e carregada por uma pessoa para retratar imagens “de perto” para o Google Maps.

O dispositivo, que pesa 18kg, possui 15 lentes em 360 graus e tira fotos a cada 2,5 segundos, chegou a atingir 100km/h na iniciativa. Além da tirolesa, o projeto inclui fotos de rios como o Aripuanã, Mirepauá e Madeira, assim como de 17 comunidades que vivem na região amazônica.

Qual é o melhor serviço de mapas: Here vs Google Maps?  Veja no Fórum do TechTudo.

A iniciativa é realizada através de uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, que utiliza as câmeras do Street View para fazer o mapeamento. O objetivo da missão é compartilhar as imagens das comunidades locais e aumentar a conscientização do esforço dedicado para conservar estas áreas.

Comunidades que vivem na floresta também foram fotografadas (foto: Reprodução/Google)Comunidades que vivem na floresta também foram fotografadas (Foto: Reprodução/Google)

Segundo o Google, as imagens foram coletadas após uma viagem de mais de 500km em rios, seguido de 20 km de trilhas. “Nós esperamos que elas [as imagens] inspirem as pessoas a embarcar em sua própria expedição pela Amazônia”, explica a executiva do Google Earth, Karin Tuxen-Bettman.

Esta não é a primeira vez que o Google Street View viaja até a Floresta Amazônica. Em 2012, a equipe mapeou várias comunidades e rios da região, criando um material composto por mais de 50 mil fotos.

Confira abaixo as fotos captadas através da tirolesa e aprecie a beleza da floresta por novos ângulos.

Descida atingiu velocidade aproximada de 100km/h (foto: Reprodução/Google)Descida atingiu velocidade aproximada de 100km/h (foto: Reprodução/Google)
Fotos foram feitas após mais de 500km de viagem de barco (foto: Reprodução/Google)Fotos foram feitas após mais de 500km de viagem de barco (foto: Reprodução/Google)
Projeto também registrou imagens de rios da região (foto: Reprodução/Google)Projeto também registrou imagens de rios da região (foto: Reprodução/Google)

 

https://www.youtube.com/watch?v=kN-DM2h9_9o